Nyx Face Awards?! More like "Nyx FAKE Awards"...

2 Comments


Olá, pessoal! 
Como alguns de vocês devem saber, eu participei no Nyx Face Awards Portugal 2016 e devo dizer que escrevo este post extremamente desiludida e cansada de já tanto falar neste assunto. Uma vez que não terei tempo de gravar vídeos esta semana, e desde já, peço desculpa, pois devia sair um makeup tutorial, decidi escrever este post. Muito sinceramente, não sei qual é a minha posição concreta ao escrever tudo: espectadora ou participante. Talvez um pouco de ambas, não sei.
Devo desde já alertar-vos para o seguinte: neste post, vão ser expostos factos, provados através de prints, opiniões e boatos, porque isso é o que não falta.

1. Alteração de coisas "tradicionais" no concurso
Para quem acompanha o concurso no estrangeiro sabe que:
* O primeiro Top é sempre constituído por 30 pessoas. Aqui em Portugal foi elaborado um Top 20.
* A partir do Challenge 1, as pessoas passam para o desafio seguinte através de votos do público. No versão portuguesa do concurso, serão sempre os júris a decidir quem passa à fase seguinte.

A minha opinião: Primeiro de tudo, penso que alteraram o número de pessoas para passar ao Challenge 1, porque pensaram que haveria pouca gente a participar. De facto, antes de a data de inscrição ter sido alterada, se pesquisássemos "Nyx Face Awards Portugal 2016" no Youtube, nem 20 vídeos apareciam. E aqui, nós podemos divagar muito: estariam eles à espera de looks mais arrojados ou que MUA's mais famosas participassem? 
Quanto ao segundo ponto, não considero errado o que eles fizeram, aliás, penso que deveria ser algo utilizado em todas as versões do concurso. Isto porque impede que os participantes com menos seguidores não saiam "injustiçados". Quero eu com isto dizer que, por votos, um participante com mais seguidores, tem muito mais chances de passar.


2. Alteração da data de submissão de vídeos

Tal como disse no ponto 1, a Nyx decidiu alterar a data de entrega dos vídeos. A justificação dada pela marca foi a ilustrada acima na segunda imagem: incumprimento de regras. Deste modo, o prazo foi alongado até dia 19 de Maio e os resultados seriam anunciados no dia 21 de Maio às 20h. Porém, devido a certos fatores, decidiram alongaram a data para liberar os resultados.
Devo dizer que a nova data para o anúncio dos resultados não nos foi divulgado. Tudo isto que já foi apontado demonstra uma má preparação e falta de profissionalismo por parte da marca. Este concurso já é realizado há 4 anos nos EUA. Tudo o que tinham que fazer era seguir o modelo do que lá é realizado. Contudo, e como já foi afirmado antes, eles meio que fizeram uma adaptação portuguesa do concurso.

3. Incoerência nas declarações prestadas
Momentos antes de sermos avisados que os resultados não seriam anunciados no dia 21, o alvoroço já tinha começado. Não posso dizer que a culpa não foi minha, mas fui das únicas que me manifestei quanto a este assunto. Ainda no dia 21, o meu vídeo ainda não tinha sido visualizado pela Nyx. No entanto, também tenho conhecimento de que o Analytics nunca está atualizado ao momento e tem sempre um atraso de 24h/48h. Primeiramente, eu submeti a minha primeira versão do makeup tutorial que fiz para o Halloween 2015.


Submeti este vídeo no dia 29 de Abril e no dia 2 de Maio ele tinha sido visualizado pela Nyx durante 13 segundos.



Entretanto, o Analytics atualizou e como podem ver o print tem a data de hoje. O primeiro vídeo submetido foi visualizado durante 0 segundos no dia 20 de Maio.

E esta foi uma surpresa para mim! Como eu vos disse acima, hoje fui ver o Analytics para ver se algo tinha mudado. Bem, parece que um IP consegue ter várias localizações (risos)! Não compreendo como é que isto aconteceu, uma vez que a marca não nos dá justificação nenhuma. Também não vos sei dizer concretamente se as júris estavam em Portugal na data da avaliação, mas sei que isto só me confunde ainda mais.

Porém, não era este o vídeo que deveria ser considerado para avaliação, uma vez que não cumpria as regras. No vídeo, eu mostrava certos logos e marcas que não eram Nyx. Portanto, e devido a problemas com o meu computador antigo, tive que regravar o vídeo e acabei por fazer uma versão 2.0 deste look. O facto de terem alterado a data da submissão de vídeos levou a que muitas pessoas pudessem melhorar os seus looks e submeter novos vídeos. Algumas pessoas ficaram revoltadas com esta mudança. Sinceramente, compreendo o ponto de vista dessas pessoas, já que o primeiro vídeo submetido não tinha em nada a ver com o segundo. Podiam pelo menos ter mantido o tema, tal como eu o fiz. 
 







A incoerência que também quero apontar vem por parte do júri. No dia 20 de Maio, a Susana Chaves disse no seu Snapchat que o Top 20 já estava escolhido. Após terem questionado este ponto, a júri justificou-se como sendo o Top 20 dela.




Contudo, houve mais uma gafe a ser apontada. Enquanto que a Susana disse que viu mais de 150 vídeos, a sea3p0 disse que viu 300.

Então, afinal no que ficamos?
Para além disso, apesar de todas as explicações que tentaram dar nos posts do Instagram da Nyx Portugal, vim a saber que o meu vídeo, o segundo, neste caso, o que era válido, só foi visto durante 31 segundos, após a atualização do Analytics, por parte da Nyx Portugal.


Indignada com a situação, ainda antes de saber dos dados do Analytics, fiz este comentário num dos posts da Nyx Portugal e assim vim a saber do snap da Susana Chaves.

Contudo, a sea3p0 garantiu-me que as júris tinham visto os meus dois vídeos:

Sinceramente, eu fiquei sem saber no que me acreditar...
Infelizmente, não tenho print para vos provar o que vos vou dizer agora, uma vez que o comentário feito pela Nyx Portugal foi eliminado na hora e eu só o consegui ler na tabela de notificações do meu telemóvel. Quando eu questionei o facto de ter uma visualização por parte da marca no meu primeiro vídeo, a justificação que me foi dada dizia que essa visualização devia-se para verificação do sistema, talvez para saberem se o mesmo estava a funcionar, suponho eu. Neste ponto, cabe-vos a vós acreditar em mim ou não. Porém, eu não me acreditei no que me foi dito, porque em todas as versões do concurso no estrangeiro, os vídeos são vistos a partir de um IP específico para o concurso da Nyx. Seria isto mais uma coisa que mudaram na versão portuguesa? Segundo a sea3p0, sim:

4. Esclarecimento de dúvidas: sim ou não?
Bem, não podemos negar o facto que, durante o alvoroço antes do anúncio dos resultados, duas júris, a sea3p0 e a Susana Chaves tentaram esclarecer as nossas dúvidas. Mas não estariam elas a fazer o "x" badalhoco, como popularmente se diz? Questiono isto porque, no fundo, tudo o que elas afirmaram foi feito ao contrário e após toda esta confusão, a marca não foi capaz de se justificar. 
Para além disso, apesar de todas as alterações realizadas, a única coisa que foi alterada no regulamento foram as datas, porque, quanto ao facto de serem considerados para avaliação os reuploads dos vídeos, o regulamento não foi alterado.
Para além disso, podemos também afirmar que a forma de avaliação não estava completamente explícita no regulamento, pois a declaração a seguir dada pela sea3p0 foi uma novidade para mim:
5. Incumprimento de regras
Como todos sabem, um concurso destes deve levar as suas regras a sério. Porém, não foi assim. Não sei o que falou mais alto: cunhas, amizades, números. Mas o talento não foi de certeza. Apesar de já acompanhar o Nyx Face Awards no estrangeiro há já algum tempo, tinha esperança de que, sendo a primeiro edição em Portugal, a marca fosse ser honesta. Pois bem, não o foi. Passaram concorrentes que não cumpriam as regras, principalmente por mostrarem marcas que não eram Nyx, algo que tinha sido avisado pela própria marca. Mas mesmo assim, a marca passou essas pessoas. E porquê? Talvez os números, talvez... Para complementar este ponto do post, peço-vos para que leiam os posts da Denise Machado Makeup e da Sofii Martins:
http://denisemachadomakeup.blogspot.pt/2016/05/nyx-face-awards-uma-fraude-do-caracas.html
http://asofiimartins.blogspot.pt/2016/05/nyxfaceawardsportugal.html?m=1

6. Boatos
Digamos que, isto, está ligado ao incumprimento de regras. No regulamento está bem explícito que os participantes não podem estar relacionado com o júri, com a marca ou com alguém que trabalhe na Nyx. Contudo, desconfia-se que: há pessoas com parcerias da marca e que são amigas/conhecidas de alguns membros do júri. Por isso se diz, quem tem padrinhos, casa-se.

7. Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação apresentados no regulamento são os seguintes:

Na minha opinião, alguns vídeos que passaram para o Top 20 não incluíam: criatividade visual, valor educacional do tutorial nem habilidade na aplicação da maquilhagem. E porquê? Porque:
* Passaram trabalhos que se encontram a monte no Youtube;
* O valor educacional de alguns tutoriais era pouco ou quase nulo;
* A habilidade na aplicação de maquilhagem era muito básica.
Desengane-se quem acha que este é um concurso de looks simples. Apesar de a marca nos pedir o nosso melhor vídeo de maquilhagem e este ser um look para a noite, a Nyx escolhe sempre coisas extravagantes, criativas e que chamam à atenção, para além de que nunca ajudam os pequenos; os números falam sempre mais alto. Mais uma vez digo, na primeira edição dos Nyx Face Awards Portugal, em alguns casos, falaram mais alto os números do que propriamente o talento.

___________________________________________________________________________________________________

Quero aqui louvar a atitude da Sara Ferreira Makeup que foi a única que os teve no sítio, e desculpai-me a expressão, de expôr a sua opinião, apesar de ter passado à fase seguinte. São nestas situação que se conhece o verdadeiro caráter das pessoas (https://www.facebook.com/saraferreiramakeup/photos/a.1531299960420656.1073741828.1530471017170217/1718428401707810/?type=3&theater).

Bem, quem não passou e contrariou o que a marca fez, deve estar na lista negra e provavelmente, no ano que vem, por muito espetacular que seja o look, não vai passar. 
Enfim. Podem chamar-me butthurt ou wtv. Já me chamaram tantas vezes assim que até já me faz lembrar bolachas (huuum!).
Só que lembrem-se: os cães ladram e a caravana passa. 

E quem não conseguiu este ano, que participe para o próximo. Eu vou fazê-lo! A Nyx há de ficar cansada de tanto ver a minha cara :3

~Fubuki


You may also like

2 comentários:

  1. Hi ^^
    Graças aos fake awards fiquei a conhecer o teu work como blogger! Gostei do teu blog e segui a tua pagina de FB, pois das opções que tens é que uso mais. ^-^

    Sinceramente tenho pena da vergonha que foi este concurso, a marca para mim perdeu toda a credibilidade e sinceramente perdi a curiosidade que tinha nos produtos, pois acho que quem faz isto num concurso pode fazer ainda pior no que se trata a fabricação de produtos. Faço ideia os segredos obscuros por trás de cada produto!

    *hugs da Naipes*
    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey, sweetie! ^_^

      Muito obrigada pelo teu comentário e pelo carinho! *w*

      Eu sempre tive curiosidade acerca dos produtos da Nyx e estive para comprar na Maquillalia, só que eu gosto de ver as coisas em loja e estava à espera que abrisse no país.

      Pretendo comprar alguns, principalmente batons e dar a minha opinião; fazer um review completo.
      Quero comprovar se os produtos terão a mesma qualidade que o caráter de quem trabalha na marca.


      *cold kisses!

      Eliminar